Homenagem a João Honorato Fraga
No dia 06 de outubro próximo passado, o Prefeito Roberto Bergamasco, o Secretário de Planejamento e Governo Antônio José Machado e a Vice-Prefeita Lucimar de Fátima de Almeida, homenagearam o Sr. João Honorato Fraga. Na oportunidade estiveram presentes o Ex-prefeito de Perdizes Orlando Ferreira da Cunha, Ex-prefeito de Pedrinópolis Antônio José Gundim, Secretários, servidores e familiares.

A Vice-Prefeita Leu a história do Sr. João. Logo em seguida o Prefeito Roberto Bergamasco fez seu pronunciamento, agradecendo a todos familiares presentes, e também parabenizando a família por serem descendentes de homem que deixou seus rastros de homem honesto e trabalhador, que também contribuiu em prol do progresso de nossa cidade. A sua história continua viva na pessoa do seu neto Reginaldo Antônio Fraga nosso contador querido, salientou Roberto.

Sabemos que esta simples homenagem eternizará tanto a memória do senhor João Honorato Fraga e de seus familiares, e também através das redes sociais.

Os familiares demostraram grande gratidão por tão merecida homenagem.

Segue abaixo um pequeno relato da vida do Sr. João Honorato Fraga

Biografia de João Honorato Fraga

João Honorato Fraga, natural de Perdizes, filho de Carlos Honorato Fraga e Maria Francisca Fraga, cresceu aqui, no antes Distrito de Conceição do Araxá, emancipado no ano de 1938, conforme suas anotações.

João Honorato Fraga casou-se com Rita da Conceição Fraga e foi pai de doze filhos: Oliveiros Honorato Fraga, Constantino Honorato Fraga, Jovina Fraga, Carlos Honorato Fraga, Maria Fraga, Lídia Fraga, Antônio Honorato Fraga, Theresinha Fraga, Sebastião Honorato Fraga, Teresinha Aparecida, João Honorato Fraga e Clóvis Honorato Fraga.

Nascido e criado aqui, constituiu sua família e exerceu a profissão de marceneiro. A marcenaria foi o que exercia com maestria e amor. E ensinou a seus filhos todos os segredos da arte de construir móveis, carros de boi, madeiras para construção de casas, portais, até caixões.

O primeiro oratório da Igreja Matriz foi João quem fez, com carinho em 1938 e foi usado na primeira Festa de Nossa Senhora da Conceição.

Seus filhos homens todos foram marceneiros.

João Honorato Fraga foi um homem que se manteve a vida toda dentro dos princípios e valores. Religioso, ajudava os párocos nas festas religiosas e frequentava assiduamente a Igreja.

Prezava receber seus parentes e amigos na sua casa, onde não faltava boa prosa, música e alegria! Participou ativamente da política em nossa cidade, incentivando-a crescer.

As dificuldades eram muitas, pois para ir nas cidades vizinhas e fazenda, somente a cavalo ou carro de boi.

Amava as histórias reais que aqui aconteceram e algumas ele anotou em seus diários.

Um homem simples, batalhador, honesto, caráter inabalável, marceneiro excepcional.

Um pai e marido maravilhoso. Dono de personalidade forte, inteligente e prestativo.

Um grande homem, que hoje recebe esta merecida homenagem!
09/10/2023 - Secretaria de Governo e Planejamento