“Rua do Lazer”
Em comemoração ao dia das crianças, no dia 12 de outubro, a Prefeitura Municipal de Perdizes, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, realizaram a “Rua do Lazer” na Praça Governador Valadares.

A Prefeitura, em parceria com os clubes de serviço - Rotary Perdizes; Rotary Interação; Rotaract Club; Interact; Lions Club, Maçonaria e a empresa Bem Brasil - mais uma vez levaram alegria para as crianças, doando além da prestação de serviço de seus associados, presentes como lanches, sucos, pipocas, sorvete, laranjinha e muita diversão.

Uma rica rua do Lazer fez a alegria da criançada que pode se esbaldar em diversas atividades lúdicas e momentos de confraternização com o intuito de comemorar esta data que já é tradicional. Foi uma manhã divertida para as crianças que vieram de todos os bairros para comemorar com muitas brincadeiras o seu dia. Momentos de muita alegria e descontração marcaram este evento, como também o carinho e dedicação de toda a equipe envolvida.

Lembra daquelas brincadeiras antigas que levavam todas as crianças para a rua? Mais do que formas de passar o tempo, essas brincadeiras tradicionais nos ensinam valiosas lições e habilidades fundamentais para o desenvolvimento infantil. A garotada, por ter nascido em uma geração conectada, pouco conhece brincadeiras tradicionais infantis como: amarelinha; mímica; queimada; corre cotia; esconde-esconde; passa anel; guerra de bexigas d’água entre outras. Por isso esse ano optou-se pelas brincadeiras tradicionais como forma de estimular a criatividade e a sociabilidade. O número de brincadeiras que foram inventadas e passadas de geração em geração até chegar às atuais é infinito. É papel da comunidade transmitir esse conhecimento para as crianças, incentivando a manutenção de tamanha bagagem cultural que só faz bem a elas.

O Setor de Esportes da Prefeitura coordenou o evento e contou também com o apoio de outras secretarias, tais como a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Mobilidade Urbana que organizou toda estrutura e a interdição das ruas próximas à praça. Já a Secretaria Municipal de Obras também contribuiu com a disponibilização de eletricista para a utilização do aparelho de som no evento.

A secretaria Municipal de Assistência Social através do CRAS (Centro de Referência a Assistência Social) participou do evento ficando a cargo desta a pintura facial ou maquiagem artística. A pintura facial tem o objetivo de fazer com que a criança assuma papéis, desenvolva a imaginação de uma forma lúdica e única. O maior encantamento das crianças é poder, como num passe de mágica, transformar-se em um super-herói, em uma linda borboleta ou até mesmo em um bichinho felpudo.

A Secretaria Municipal de Saúde também colaborou na realização do evento disponibilizando ambulância e enfermeiro que estiveram à disposição durante todo período de realização da festividade, garantindo assim a segurança do público presente.

Não podemos deixar de registrar o apoio ímpar da Polícia Militar que muito colaborou na orientação e organização do evento, assim como a COPASA – Perdizes, através de seus funcionários fornecendo água de qualidade para todos presentes.

O Dia das Crianças celebra a infância, etapa marcante do desenvolvimento, em que se vive as primeiras experiências sociais fora do núcleo familiar. Comemorar esta data é muito importante para celebrar a infância como etapa fundamental do desenvolvimento e também para propiciar a convivência entre elas, promovendo um momento de entretenimento e homenagem, por isso, comemorar o Dia das Crianças é uma maneira de homenageá-las e fazê-las se sentir importantes. Celebrar esse dia também é um momento de lazer e interação da comunidade.

A comemoração do dia 12 de outubro teve início em 1924, com a promulgação do decreto n.º 4.867, que instituiu o dia 12 de outubro como o Dia de Festa da Criança em todo o território nacional, oficializado pelo presidente Arthur Bernardes. Essa data popularizou-se após a década de 1950.

O principal objetivo da comemoração era conscientizar a população sobre a importância da proteção à maternidade, à infância e à adolescência, que necessitam de maior cuidado e preocupação por parte da sociedade. Nesse sentido, comemorar o Dia das Crianças significa lembrar da importância desse tema – a proteção da infância e da adolescência –, engajando a sociedade sobre o compromisso com a questão.
15/10/2023 - Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo