Início do Ano Letivo
No dia 01 de fevereiro, aconteceu a primeira reunião com os servidores municipais da educação, que marcou o início de mais um ano de trabalho.

As equipes foram divididas em dois grupos e as reuniões aconteceram no Clube Social Cassiano Flausino Dias.

Pela manhã, o público foi composto pelos professores da Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Eja, AEE e servidores da Semecelt.

A tarde foi a vez dos servidores administrativos e de serviços gerais dos Cmeis, Escolas e Semecelt.

Pela manhã após a composição da mesa de honra e as boas-vidas da Secretária Municipal Edna Jalva Afonso Duarte e do Prefeito Municipal Sr. Antônio Roberto Bergamasco, o público foi brindado com a fala da Professora Jane Haddad, que possui um vasto currículo e dentre suas formações as de educadora, escritora e conferencista nacional e internacional.

O tema de sua palestra foi EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI, HUMANIZAÇÃO E TECNOLOGIA. Abordou sobre a vida antes e depois da pandemia, da necessidade de repensar o mundo e as relações das pessoas com ele, de se pensar no planeta como casa maior, que abriga a vida e da possibilidade da extinção da raça humana. Lembrou dos avanços tecnológicos, do papel da escola na dosagem do uso desta tecnologia, uma vez que é comprovado, que o uso das telas afeta o desenvolvimento cerebral de nossas crianças, lembrando inclusive da dificuldade de nossas crianças e jovens se expressarem com uma sequência lógica adequada em função da fragmentação dos jogos e mídias que se resumem no máximo a vinte segundos. Falou várias vezes do papel da escola em criar uma cultura digital consciente, para a formação de pessoas mais conscientes e capazes de se ver e ver o mundo por inteiro, uma vez que o exagero com a tecnologia impacta na saúde mental, física e emocional das pessoas. Que o professor precisa ser um agente de transformação social, ajudando seus alunos a ter mais equilíbrio entre os ganhos e as perdas que a vida oferece, orientando os nossos alunos a serem mais humanos e felizes.

A tarde, quem deixou seu recado foi o Professor Arnaldo Galeguillos, que com uma linguagem simples e direta envolveu a todos os servidores motivando o grupo para iniciar o ano com alegria e entusiasmo, lembrando que devemos gostar do que fazemos e fazer o que gostamos. Que somente com ânimo e determinação, somos capazes de realizar nosso trabalho como objetivo de alcançar um bom rendimento e eficiência naquilo que fazemos, imprimindo marcas positivas por onde passarmos.

O dia foi muito produtivo e de muitas reflexões para todos os servidores da educação que desta forma, se direcionam para os Cmeis, escolas e Semecelt renovados e cheios de esperança para o novo ano que se inicia.
05/02/2024 - Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo