DIGA NÃO A VIOLÊNCIA!
A violência é um grave problema social que pode se manifestar de diversas formas e afetar pessoas de todas as idades, gêneros, origens e classes sociais. A diversidade de tipos de violência reflete um problema complexo e multifacetado que permeia a sociedade.

É fundamental compreender os diferentes tipos de violência e seus impactos para que possamos agir de forma efetiva na prevenção e no combate a esse grave problema social. A violência, em qualquer uma de suas formas, tem consequências devastadoras para as vítimas, suas famílias e a sociedade como um todo. Ela pode deixar cicatrizes físicas, emocionais profundas, afetando a autoestima, confiança e a qualidade de vida das pessoas atingidas.

Para combater a violência, é essencial implementar ações preventivas e estratégias de conscientização. Além disso, é necessário criar espaços seguros onde as vítimas possam se sentir amparadas e apoiadas durante todo o processo de recuperação. É fundamental oferecer atendimento especializado às vítimas de violência, incluindo assistência médica, psicológica e jurídica.

A Prefeitura de Perdizes sempre busca a capacitação de seus profissionais da Saúde, Educação, Assistência Social e Segurança Pública para que estejam aptos a identificar e agir de forma adequada diante de situações de violência buscando a proteção das vítimas e a responsabilização dos agressores.

Fomentar o respeito à diversidade, a igualdade de gênero e a não discriminação é uma maneira poderosa de prevenir a violência. Incentivando o diálogo e o entendimento mútuo entre diferentes grupos sociais, contribuindo para uma sociedade mais harmoniosa e justa.

Além disso, a participação ativa da sociedade civil é essencial no combate à violência. Organizações não governamentais, movimentos sociais e a comunidade como um todo podem se unir para promover ações concretas de prevenção e apoio às vítimas.

É importante destacar que a erradicação da violência requer esforços contínuos e a colaboração de todos.

A violência não é um problema isolado, mas um desafio social que nos convoca a agir em conjunto, visando criar uma sociedade onde a empatia, o respeito e a não violência sejam os pilares que sustentam nossas relações.

No período de janeiro a julho de 2024 conforme dados do SINAN (Sistema de Agravos de Notificação) foram notificados 21 casos de violência interpessoal/autoprovocada, onde 15 dessas vítimas são do sexo feminino e 06 do sexo masculino.

As agressões físicas notificadas resultam em 07 notificações, as vítimas de TAE (tentativa de autoextermínio) foram 11, de violência sexual (estupro, assédio sexual), foram 03, onde o crime cometido foi estupro.

Se você é vítima de algum tipo de violência ou conhece alguém que esteja vivendo essa situação, procure ajuda, denuncie.

O silêncio é cúmplice da violência e ele mata.

DENUNCIAS:
  • Polícia Militar - Disque 190