Nova diretoria do Consórcio 4ambiental é formada
Os prefeitos de Santa Juliana, Belchior Antonio da Silva, Pedrinópolis, Antonio José Gundim, e Perdizes, Fernando Marangoni, compõem a nova diretoria do consórcio intermunicipal 4ambiental (presidente, vice-presidente e secretário, respectivamente). A eleição foi realizada hoje (27), durante Assembleia na Câmara Municipal de Santa Juliana.

O Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável (4ambiental) foi criado em 2012 com auxílio da agência de bacia, ABHA Gestão de Águas, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari), e da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente das Bacias dos Rios Paranaíba e Baixo Rio Grande. O objetivo central é desenvolver e implantar o Plano Intermunicipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PGIRS) dos quatro municípios integrantes: Nova Ponte, Pedrinópolis, Perdizes e Santa Juliana.
Na ocasião, o Coordenador Regional do Ministério Público, Carlos Valera, ressaltou a importância do saneamento básico. “Segundo a ONU (Organizações das Nações Unidas), a cada R$1 investido em saneamento, economiza-se R$2 em saúde. Portanto, saneamento não pode ser visto como gasto, e sim investimento”, afirma.
Na ocasião, a nova diretoria votou a favor da permanência do superintendente do Consórcio, Marcos Gama, na função. Gama lembra que as ações do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado junto ao MP, precisam ser encaminhadas. “Já em fevereiro poderemos nos reunir novamente para traçar nossas atividades e, em conjunto, estabelecer as opções que atendam às demandas e, ao mesmo tempo, sejam economicamente viáveis”, finaliza.
23/02/2017 - ASCOM