Em parceria com a Ação Social, UAITEC e Estado, Perdizes receberá os cursos PRONATEC.
Estiveram nesta quarta- feira (02) em visita ao gabinete do prefeito Vinícius de Figueiredo Barreto a coordenadora da UAITEC Perdizes Janete de Oliveira, juntamente com o representante da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais, Rigner Giovanni. O encontro foi para falar e comemorar a parceria entre a UAITEC, a Secretaria de Assistência Social de Perdizes e o Estado. Perdizes irá contar com cursos PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao curso técnico).

O PRONATEC busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda. Seus principais objetivos são:

I- expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio presencial e a distância e de cursos e programas de formação inicial e continuada ou qualificação profissional;
II - fomentar e apoiar a expansão da rede física de atendimento da educação profissional e tecnológica;
III - contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público, por meio da articulação com a educação profissional;
IV - ampliar as oportunidades educacionais dos trabalhadores, por meio do incremento da formação e qualificação profissional;
V - estimular a difusão de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
VI - estimular a articulação entre a política de educação profissional e tecnológica e as políticas de geração de trabalho, emprego e renda.
O prefeito e a coordenadora da UAITEC comemoram esta conquista para Perdizes. Serão oferecidas 40 vagas por curso (todas preenchidas e com quadro reserva). Cursos de capacitação "assistente administrativo", "gestor de microempresas" e "agente de combate às endemias". O início das aulas será no dia 10/08 das 18:00 às 22:00, de segunda a quinta, na E.E Padre João Balker, os alunos frequentes receberão além de um kit escolar com uniforme, pasta, caderno e apostila, um auxílio financeiro de meio salário mínimo durante o curso, “frisando que este benefício será apenas para os alunos frequentes.” Comentou a coordenadora da UAITEC Perdizes Janete que será a responsável pelos cursos do PRONATEC em Perdizes.

O prefeito Vinícius Barreto recebeu um exemplar dos kits que serão entregues aos alunos no início dos cursos e enfatizou a importância dos mesmos para a população. “Serão cursos de profissionalização e capacitação, os mesmos tem reconhecimento importante em todo país, proporcionando assim além da ajuda de custo, oportunidade de empregos melhores com essa capacitação”. Vinícius ainda afirma que estes cursos serão apenas os primeiros, de uma série de cursos PRONATEC que estão por vir. Esta é mais uma conquista da administração municipal para todos, uma das metas desta administração será também qualificar nossa mão de obra, para dar maior chance do ingresso das pessoas no mercado de trabalho, e aqueles que já estão empregados ter a chance de melhor cargo e consequentemente ter melhoria financeira.

A administração se preocupa também, em dar oportunidade para aquelas pessoas que às vezes no momento não possui recursos financeiro para fazer essa qualificação nas cidades vizinhas. Isso mostra o empenho e a dedicação da administração em melhorar cada vez mais a qualidade de vida de seu povo.
03/08/2017 - ASCOM