Foi realizado, na sexta-feira, dia 29 de Setembro, um Sarau lítero-musical, fazendo parte das comemorações da 11ª Primavera de Museus.
Coordenada pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) e realizada pelas instituições museológicas brasileiras, a Primavera dos Museus acontece anualmente no início da primavera, com o objetivo de sensibilizar as instituições museais e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade.
Esse ano, o tema escolhido foi “Museus e suas Memórias”. Assim, o evento escolhido pelo Setor de Cultura e Turismo foi um SARAU LÍTERO-MUSICAL, com participação do grupo de Chorinho, Trio Natu, de Araxá, comemorando o centenário do Choro-canção CARINHOSO, de Pixinguinha e com o lançamento do livro: OS AMANTES DAS GERAIS, um romance que ficou guardado na memória da perdizense Maria Jacinta, através de histórias contadas por sua mãe.
O salão foi decorado com fotos de Perdizes “Ontem e Hoje” e vários convidados participaram com declamações de poesias, intercaladas com chorinhos e com canções belissimamente tocadas numa gaita, por Paulo, marido da escritora Maria Jacinta.
Foi servido, durante todo o evento, um delicioso coquetel, preparado pelo Buffet “Quitandas Cecilia”.
Num segundo momento houve o lançamento do livro “Os amantes das Gerais”, de Maria Jacinta de Resende Borges.
A história narra um romance vivido em uma fazenda de nosso município. É uma linda história de amor, que descreve, em minúcias, a vida rude daquela época. O serviço rural exclusivamente braçal, sem nenhuma tecnologia, exigindo de seus funcionários, uma vida de total escravidão.
A cozinha mineira é realçada com mesa farta e quitutes deliciosos, próprio das comidas mineiras.
Descreve com detalhes a fauna e flora lindíssimas do município.
Foi uma noite agradável e muito festiva.
A equipe do Setor de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Perdizes agradece a todos do nosso município e cidades vizinhas que prestigiaram o evento.
|