UBS Odécia da Silva Fraga realiza puericultura e alerta sobre cuidados com as crianças
No Brasil, nos últimos anos, ocorreram mudanças que garantiram melhorias nas políticas voltadas à população infantil no sentido de potencializar a qualidade de vida dessa população e reduzir as taxas de mortalidade infantil. As mudanças e a melhoria dessas políticas vêm se desenvolvendo progressivamente.

Os avanços nos serviços públicos de saúde, sobretudo a respeito do Estatuto da Criança e do Adolescente, a exemplo do Programa de Assistência Integral à Saúde da Criança (PAISC), até cinco anos de idade, que interferia na diminuição das condições que determinam a morbimortalidade infantil no país vem se desenvolvendo cada dia mais.

Em Perdizes não poderia ser diferente as UBS (Unidades Básicas de Saúde) em suas ações, visam prestar os serviços de saúde voltados à priorização das ações preventivas e garantir adequado crescimento e desenvolvimento, focado em ações básicas de saúde integradas, capazes de responder a problemas comuns na infância, tais como incentivo ao aleitamento materno, imunização, controle das doenças diarréicas, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento e assistência e controle das infecções respiratórias agudas.

Na Estratégia de Saúde da Família, um dos instrumentos utilizados para o acompanhamento da saúde das crianças é o desenvolvimento do Programa de Puericultura, o qual engloba um conjunto de medidas e cuidados preventivos capazes de orientar a promoção da saúde e do bem-estar, bem como possibilitar a resolução de problemas que as afetam.

O termo puericultura dedica-se ao estudo dos cuidados com o ser humano em desenvolvimento e acompanhamento integral deste processo. A puericultura pode, hoje, ser chamada de pediatria preventiva, a qual analisa os serviços desde as consultas pré-natais, estendendo-se ao longo da infância, até o final da adolescência, ou seja, uma assistência à criança saudável capaz de prevenir agravos, melhorar a percepção da família sobre a importância dos cuidados preventivos e que permite intervenções precoces na correção de desvios de crescimento e desenvolvimento.

Acompanhamos na semana passada as ações realizadas, nesta área, pela equipe da UBS “Odécia da Silva Fraga”, no bairro Novo Horizonte, a mesma acontece mensalmente e atende as crianças de 0 a 5 anos cadastradas no bairro Novo Horizonte e Ferreirinha. A equipe aproveita a oportunidade para orientar as mães sobre os cuidados gerais com a criança como: IMC, vacinação, amamentação, alimentação, dentre outros cuidados.

A puericultura deste mês foi especial em comemoração ao dia das crianças, a equipe se fantasiou e distribuiu surpresas para os atendidos, deixando assim o ambiente mais agradável para os baixinhos.
17/10/2017 - ASCOM